Instalação

Orientações para instalação

 

 

No caso de fechadura principal é necessário posicionar o trinco em função do lado de abertura da porta. Se for necessário inverter a posição do trinco, basta empurrá-lo de dentro para fora, com a ponta de uma chave de fenda, e, assim que ultrapassar a testa, torce-lo para a posição adequada.

As fechaduras instaladas em portas ou portões de madeira podem ter a testa embutida na lombada da porta (2,5mm de profundidade) e a contratesta embutida no marco (1,5mm de profundidade), ou, podem ficar ambos sobrepostos a suas respectivas bases. A decisão de embutir estas partes é resultante de dois fatores: mecânico e estético. O fator mecânico é que sobrepostos estes elementos eles não podem raspar um no outro, resultando daí a necessidade de uma folga entre o marco e a porta de no mínimo 6mm. Esteticamente é mais agradável os dois elementos embutidos.

Para a instalação da fechadura, se não disponível deve-se efetuar um encaixe na porta que permita a introdução da mesma. Efetuam-se os furos de passagem da chave do lado externo da porta; de encaixe do tapa olho no lado interno da porta de passagem das maçanetas (quando for o caso) e de fixação dos espelhos (furo passante onde serão introduzidos os estojos e seus respectivos parafusos).

O passo seguinte é fixar os espelhos com a utilização dos estojos e parafusos apropriados que acompanham o produto, deixando a cabeça sem fenda para o lado externo da porta, impedindo assim que seja retirado pelo lado de fora da porta. Isto concluído, coloca-se a fechadura no encaixe e instalam-se as maçanetas no caso de fechadura principal, ou coloca-se a chave na caso de fechadura auxiliar. Efetuam-se os furos de fixação da fechadura, e, fixa-se a fechadura na porta com os 2 parafusos específicos que acompanham o produto. A instalação das maçanetas deve respeitar o que se segue: a maçaneta macho fica do lado externo da porta; a maçaneta fêmea é colocada no lado interne e o balmas no furo próprio, fixando uma na outra. Não deve ser apertada muito pois deixa de retornar a posição de descanso.

Para instalar a contratesta (sempre com a aba saliente voltada para o lado que a porta abre) posiciona-se a porta junto ao alisar do marco com os 3 pinos abertos. Marcam-se o centro dos 3 pinos e o centro do trinco no marco. Prolongam-se as marcas de centro até o batente da porta no marco. Efetua-se a medição entre o trinco e a parte externa da porta adicionando-se a medida obtida em 1,0mm. Esta medida será riscada em paralelo ao batente da porta no marco entre 45mm acima do centro do trinco e 40mm abaixo do pino inferior. A 37,5mm acima do centro do trinco será efetuado o furo superior de fixação da contratesta Efetuam-se os 3 furos dos pinos tendo como referência os centros marcados. Cuidado com a profundidade: mínimo 22,0mm para fechadura convencional ou 30,0mm para fechadura Chefe Secretária. Concluídos os furos fixa-se a contratesta com o parafuso superior e, alinhado esta com o batente da porta no marco, riscando-se o retângulo do trinco, o furo de fixação central e inferior, e, o contorno da contratesta para rebaixamento do encaixe, se for o caso. Efetuados os rebaixamentos (com profundidade mínima de 12mm para o trinco, e de 1,5mm para o embutimento da contratesta) fixa-se a contratesta com os 3 parafusos específicos que acompanham o produto.